Em abril de 2017 eu fiz esta receita de pão italiano com levain pela primeira vez. De lá pra cá, repeti a receita diversas vezes, meu levain foi ficando cada vez mais forte, e mais de dois anos depois resolvi colocá-la aqui no blog novamente.
- Como Fazer Fermento Natural – levain
- Receita de Pão Rústico Sem Sova
- Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
A diferença do pão italiano daquela época pra hoje é imensa. Ele cresceu muito mais, os alvéolos ficaram mais bem formados e a casca super crocante.
Se você quiser criar o seu fermento natural, saiba que é simples de fazer, mas requer diversos cuidados e paciência para que dê certo.
O nosso post está bem detalhado e explica direitinho o que você precisa fazer para ter sucesso com a criação do seu fermento natural.
Para o pão italiano com levain fiz a hidratação do fermento natural cerca de 12h antes de começar a receita. Hidratei na proporção 1.1.1, isto é, usei a mesma proporção de fermento adormecido, água e farinha.
O pão italiano com levain leva poucos ingredientes e o segredo é usar uma farinha de boa qualidade e um bom azeite extra virgem.
Eu prefiro sovar a massa do pão italiano na batedeira, pois já peguei o jeito desta receita. Porém sová-lo na mão, faz com que você sinta melhor a textura da massa e comece a entender o ponto certo que precisa chegar para fazer um pão italiano perfeito.
Caso você não tenha ou não queira fazer o seu fermento natural, você pode fazer esta receita com o fermento biológico seco. Você irá usar 10 g dele, e o tempo da segunda fermentação será de cerca de 2h ou até que a massa triplique de tamanho.
Veja também: Receita de Pão Italiano Sem Sova – Panelinha
Eu assei meu pão italiano dentro de uma panela de ferro, caso você não tenha, coloque uma forma com água fervente dentro do forno para criar vapor durante o processo. Isso ajudará a criar a casca crocante no pão.
Receita de Pão Italiano com Levain – Fermento Natural
Ingredientes
- 450 g de farinha de trigo
- 150 g de fermento natural – Levain (já hidratado – 1.1.1)
- 230 ml de água (se o tempo estiver muito frio use morna)
- 15 ml de azeite extra virgem
- 8 g de sal
Modo de preparo
- No bowl da batedeira, misture a água, a farinha, o azeite e o fermento natural.
- Bata em velocidade média baixa por 5 minutos. Adicione o sal e bata por mais 10 minutos ou até que fique uma massa homogênea e elástica.
- Forme uma bola com a massa. Unte o bowl com um pouco de azeite e coloque a massa, untando a massa com um pouco de azeite. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1h.
- Passe a massa para a bancada enfarinhada e modele o pão. Eu fiz em formato de bola. Dobrando de fora para dentro.
- Coloque a massa em uma panela de ferro enfarinhada, com as dobras para baixo. Cubra com um pano e deixe fermentar de 4h a 6h ou até que triplique de tamanho. Caso você não tenha a panela, coloque em uma assadeira, também enfarinhada.
- No final da segunda fermentação, aqueça o forno a 230 ºC por pelo menos 20 minutos. Tampe a panela e asse por 25 minutos. Se for usar uma assadeira, borrife um pouco de água no forno, ou coloque outra forma um água fervente junto para criar umidade.
- Após os primeiros 25 minutos, retire a tampa da panela, diminua a temperatura para 200 ºC e asse por mais 20 minutos ou até dourar.