Esta receita de dadinho de tapioca é uma receita que eu queria passar pra vocês há muito tempo. É uma receita fácil de preparar, mas que pede alguns cuidados.
O dadinho de tapioca com queijo coalho, ficou muito famoso há alguns anos, quando o chef pernambucano Rodrigo Oliveira, colocou no cardápio a porção desta maravilha super brasileira no Restaurante Mocotó.
Como era de se esperar, o dadinho de tapioca fez um sucesso tão grande, que diversos outros estabelecimentos começaram a servir o petisco dentro e fora do Brasil. E em muitas casas, as pessoas também começaram a reproduzir a receita.
Não sei ao certo em que momento o chef compartilhou a receita com o público, mas a receita de como fazer dadinho de tapioca do chef Rodrigo Oliveira circula pela internet já há bastante tempo.
Quando eu resolvi fazer pela primeira vez o dadinho de tapioca com queijo coalho, quem me passou a receita foi a minha cunhada Sylvia. Que é excelente cozinheira, por sinal. Lá ela faz na Air Fryer e fica muito bom. Eu fiz aqui no método tradicional, frito mesmo, mas sei que também é possível fazer assado.
Hoje a receita já não é mais a dela, eu fui fazendo pequenas modificações ao longo dos testes e percebi que o que faz a diferença nesta receita, não é exatamente a quantidade de cada ingrediente e sim a qualidade deles.
Se formos pensar na proporção, a ideia é a seguinte – uma parte de tapioca granulada, uma parte e meia de queijo coalho e duas partes de leite integral. Por exemplo: 100 g de tapioca, 150 g de queijo e 200 ml de leite.
Caso sua tapioca esteja muito ressecada, pode ser que você precise de mais leite, da mesma forma que se o seu queijo não estiver bem firme, pode ser que ele derreta muito na hora de fritar.
O caso é que, independente de qualquer coisa, o dadinho de tapioca com geleia de pimenta fica magnífico, ela só completa o quadro. Lá no Mocotó, ela é servida com outro tipo de molho, mas que também é levemente picante.
Sei que hoje já existem variações da receita, como o dadinho de tapioca com parmesão, com muçarela e até o dadinho de tapioca doce. Quem sabe uma delas não aparece por aqui em breve. Espero que gostem da receita, e até a próxima.
Receita de dadinho de tapioca com queijo coalho e geleia de pimenta
Ingredientes
- 300 g de queijo coalho ralado
- 400 ml de leite integral
- 200 g de tapioca granulada
- sal e pimenta do reino a gosto
- óleo para fritar
- geleia de pimenta para servir (clique aqui para ver a receita)
Modo de Preparo
- Forre uma forma, de preferencia retangular, com papel filme e reserve. Eu usei uma pra fazer pão de forma de 24×10 cm.
- Em uma tigela grande, misture o queijo coalho e a tapioca granulada. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Coloque o leite em uma panela e leve para ferver. Assim que levantar fervura, desligue e coloque na mistura de queijo e tapioca.
- Misture bem com uma colher ou com o fouet até que o leite tenha sido totalmente incorporado a massa.
- Coloque a massa imediatamente na forma já forrada e espalhe com uma colher. Coloque papel filme por cima da massa e nivele com as mãos.
- Leve para a geladeira por 3h ou para o freezer por uns 40 minutos, somente até que a massa esteja fria e firme, mas não congelada.
- Retire a massa da forma com a ajuda do plástico filme e coloque em uma tábua. Corte os cubos com aproximadamente 2×2 cm ou de acordo com a altura que ficou a massa do dadinho de tapioca.
- Aqueça o óleo em uma panela média, você precisa de óleo o suficiente para cobrir os dadinhos de tapioca. O óleo não pode ficar muito quente se não queimará por fora e ficará cru por dentro. Mas também não pode estar muito frio, se não os dadinhos ficarão encharcados de óleo.
- Frite os dadinhos aos poucos, virando para dourar todos os lados por igual. Vá reservando em um prato forrado com papel absorvente.
- Sirva imediatamente com a geléia de pimenta ou outro molho que goste.