Muitos acompanharam a minha Saga do Levain lá no Instagram e viram que foi uma loucura para conseguir criar um Fermento Natural para que eu pudesse fazer os meus pães caseiros do jeito que eu mais gosto. E um destes pães era o Pão Italiano com Fermentação Natural.
- Aprenda a fazer o seu Fermento Natural
- Receita de Pão Rústico sem sova com Fermentação Natural
- Receita de Pão Recheado com Calabresa
Eu adoro Pão Italiano, por dentro super macio e levemente azedo com a casquinha durinha por fora. O problema é que sempre que compro Pão Italiano acho eles super secos e muito duros.
Por isso pesquisei bastante até chegar a uma receita que ficasse exatamente como eu gosto, e o melhor: Com o meu querido Fermento Natural.
Claro que se você não quiser criar o seu fermento, você pode usar o biológico. A durabilidade do pão será outra e é claro que o resultado ficará um pouco diferente, mas isto não é problema não é mesmo?!
Para que o seu Pão Italiano com Fermentação Natural fique perfeito, você precisa prestar atenção aos detalhes e ter familiaridade com pães caseiros. Não por ser difícil de fazer, mas porque fazer pão é uma arte, principalmente com o Levain. Você precisa sentir a massa e ter certeza que ela esta boa para ir ao forno. E este feeling nós pegamos com a prática. Não tem jeito.
Pão Italiano com Fermentação Natural
Ingredientes
- 350 a 450 g de farinha de trigo
- 150 g de fermento natural ou 1 tablete de fermento biológico fresco
- 200 ml de água morna (quase fria)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo
- Misture o fermento natural, 350g da farinha, a água e o azeite em uma tigela grande.
- Se for usar a batedeira, use o gancho e bata em velocidade baixa até misturar bem, adicione o sal e depois aumente para a velocidade média.
- Bata por mais uns 10 minutos, até que vire uma massa homogênea e elástica que não grude nas mãos. Se achar necessário adicione um pouco mais de farinha aos poucos. E continue batendo.
- Se for sovar na mão, use a água em temperatura ambiente e sove de 15 a 20 minutos em uma bancada enfarinhada. Até que a massa fique elástica e não grude nas mãos.
- Unte uma tigela grande com azeite, forme uma bola com a massa e coloque na tigela. Passe um pouco de azeite por cima da massa, cubra com papel filme e deixe crescer por 1h30.
- Após este período, modele o pão no formato desejado (eu prefiro em bola), coloque em uma forma ou panela de ferro enfarinhada, cubra com papel filme e deixe fermentar por 6h. Se usar o fermento biológico 2h serão suficientes.
- Preaqueça o forno a 200˚C por pelo menos 20 minutos, e coloque uma pequena forma com água fervente para criar vapor dentro do forno.
- Polvilhe um pouco de farinha por cima do pão, faça um corte no formato que gostar.
- Leve o pão italiano para o forno por 45 minutos (se usar a panela esta primeira etapa é tampada). Diminua a temperatura para 180˚C (destampe a panela) e asse por mais 30 minutos. Se gostar do pão mais escuro deixe por mais tempo.
- Retire do forno e espere esfriar antes de cortar.