A coalhada seca ou labneh, é um prato tradicional do Médio Oriente, feito a partir do iogurte que deixamos coando até virar um creme espesso e saboroso. É um prato apreciado há séculos em países como o Líbano e a Turquia, onde acredito que tenha sido criado. Também acho que suas origens sejam do transporte de leite em peles de animais durante as viagens de povos nômades, onde o calor e o movimento da viagem faziam com que o leite fermentasse e engrossasse, resultando na criação das primeiras versões da coalhada.
A coalhada seca não só é deliciosa, como também tem muitos nutrientes e faz muito bem pra saúde. É rica em proteínas, cálcio e probióticos, e tem baixo teor de gordura, o que a torna uma escolha saudável. Além disso ela é versátil, como seu sabor é bem neutro, as possibilidades são praticamente infinitas. Podemos temperar com sal e especiarias para servir com pães, ou com mel e frutas para um bom café da manhã.
Fazer a coalhada é muito fácil, já que são apenas alguns passos e dois ingredientes. Tudo o que precisamos é de leite, iogurte natural, um pano muito limpo e tempo. O tempo é o que vai transformar o leite e o fermento lático – que neste caso vamos usar o iogurte, num creme super cremoso, espesso e saboroso.
Como fazer a coalhada seca
- Primeiro precisamos aquecer o leite, e depois deixar esfriar.
- Daí juntamos o iogurte, misturamos bem e deixamos descansar por algumas horas.
- Depois é só forrar uma peneira com um pano e colocar a mistura nele.
- Deixamos o iogurte coar durante a noite na geladeira e, no dia seguinte, teremos uma bela coalhada super cremosa.
- A partir daí, vamos temperá-la com especiarias e ervas, e pronto.
Compre para a sua cozinha
Como servir a coalhada seca caseira
Uma das coisas que mais gosto na coalhada seca é a sua versatilidade. Para servir podemos variar os sabores da coalhada combinando diferentes especiarias e ervas. Algumas opções populares incluem o za’atar, o cominho e a páprica. Claro que colocar um fio de azeite e algumas ervas frescas picadas deixam o prato ainda mais fresco e bonito.
Adoro comer como uma pastinha com pão pita ou libanês, e gosto até como molho para saladas. As opções para saborizar são inúmeras. Desta vez eu usei salsinha, romã, cebola roxa, páprica, sal e azeite, mas também faço bastante com azeitonas pretas, tomate cereja e hortelã. O que eu gosto mesmo é de experimentar diferentes combinações.
Explore mais receitas
A melhor parte desta receita, é poder compartilhar com a família e amigos. Pra mim, tem algo de especial quando sentamos à mesa, e comemos juntos. Eu acho que nos aproxima e cria uma sensação de conforto.
A coalhada seca é um prato apreciado há séculos quase no mundo todo, em cada país tem um nome, mas o importante é saber que a base é sempre a mesma, e que ela pode e deve ser compartilhada.
A inspiração para refazer e repostar esta receita veio da minha mentora Camila Macedo, depois de uma live sobre composição a uns dias atrás.
Receita original postada em 22/05/2015
Receita de Coalhada Seca
Ingredientes
- 1 L leite integral
- 170 g iogurte natural (1 pote)
Para saborizar
- azeite
- romã
- salsinha
- cebola roxa
- sal
Modo de preparo
- Coloque o leite em uma panela em fogo baixo e aqueça até que comece a levantar fervura. Desligue o fogo antes de ferver. Espere o leite esfriar até aproximadamente 35 ºC. Ou até que seja confortável ao toque.
- Misture o iogurte ao leite mexendo delicadamente. Tampe a panela, cubra com um pano de prato e guarde a panela dentro do forno ou microondas (desligados, é claro!) de 8 a 12 horas.
- Forre uma peneira grande com um tecido fino e esterilizado (pode ser um pano de prato ou uma fralda) e apoie numa panela.
- Misture a coalhada, e coloque na peneira forrada. Deixe escorrer na geladeira até o ponto desejado. A minha deixei por 24h e ficou bem espessa. Dura até uma semana na geladeira.
- Na hora de servir, tempere como que desejar. Eu usei os ingredientes que estão na lista acima.